Home / Cultura / Museu da Casa Brasileira apresenta a exposição ‘Campos de Altitude’ da fotógrafa Kitty Paranaguá
mcb

Museu da Casa Brasileira apresenta a exposição ‘Campos de Altitude’ da fotógrafa Kitty Paranaguá

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em conjunto com a Janaina Torres Galeria, apresentam a exposição ‘Campos de Altitude’, da fotógrafa carioca Kitty Paranaguá. O público do Museu poderá conferir até 24 de janeiro de 2021, um recorte especial sobre a forma de habitar nos morros cariocas.
Inspirada pelo trabalho ‘Câmara Escura’, de Abelardo Morell, a fotógrafa decidiu contrapor a vista dos moradores de morros do Rio de Janeiro às suas vivências cotidianas. De que forma? Fotografando o exterior a partir dos pontos de observação de 13 casas e projetando a imagem deste campo externo sobre seus moradores.
O resultado foi a descoberta de que as vidas se entrelaçam, a comunidade é uma extensão das moradias e o limite entre o público e o privado é tênue. Há uma tensão impedindo os moradores de usufruírem destas paisagens, que lhes é acessível aos sentidos, mas, muitas vezes, só se revela na forma de privações. É como se, metaforicamente, a luz da paisagem que invade suas casas lhes ofuscasse de forma impositiva.
Para Giancarlo Latorraca, arquiteto e diretor técnico do MCB, os registros feitos por Kitty incitam os visitantes a refletir sobre a ausência de políticas públicas de habitação, que excluiu da cidade formal grande parte da população. “Temos aqui documentado moradas fora do ‘asfalto’, relegadas à ocupação de territórios excludentes e ao mesmo tempo privilegiados. Um retrato marcante sobre este morar brasileiro, alguns de seus habitantes a paisagem majestosa do Rio de janeiro”, comenta Latorraca.
As projeções sobre as moradias e os corpos que nelas habitam, em conjunto com os depoimentos coletados em áudio, desvendam um recorte da cidade. A exposição do MCB apresenta 15 fotografias produzidas nas comunidades Pavão Pavãozinho, Tavares Bastos, Chapéu Mangueira, Cantagalo, Vidigal e Rocinha.
VISITAÇÃO
Em outubro de 2020, de terça a domingo, das 11h às 15h
A partir de novembro, de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local | Bicicletário com 40 vagas
Estacionamento pago no local
O Museu da Casa Brasileira continua realizando atividades virtuais pela campanha #MCBEmCasa. Fique atento a novidades pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube
SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo
Tel.: (11) 3032-3727
Fonte: saopaulo.sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *