Home / Especial / Marcas confiáveis respeitam o consumidor e geram credibilidade
confianca

Marcas confiáveis respeitam o consumidor e geram credibilidade

Por Claudinei Nascimento

Empresas responsáveis têm prática de responsabilidade social, ambiental e de governança

Para atender um consumidor cada vez mais consciente e que quer ter uma experiência positiva na hora de adquirir produtos ou contratar serviços, as empresas precisam transmitir credibilidade e, nesta hora, é importante demonstrar responsabilidade com o seu público-alvo.
Algumas marcas, ciente dessa importância, constroem legados e tornam-se referência de boas práticas que têm o cliente como centro do negócio. São organizações preocupadas em estabelecer estratégias focadas nas reais necessidades dos consumidores e, neste sentido, o sucesso nos negócios é simplesmente uma consequência.
Não à toa muitas empresas adotam o Branding, que nada mais é do que fazer a gestão da própria marca, com o intuito de torná-la reconhecida pelo seu público e uma referência no mercado em que atua, atraindo novos clientes e aumentando o valor de seus negócios.
Na prática, isso significa a adoção de práticas de responsabilidade social, ambiental e de governança (conhecidas como ESG). Ao agirem dessa forma, as organizações alcançam uma percepcão positiva de suas marcas e ficam atreladas, merecidamente, a uma imagem de empresa preocupada não apenas em obter lucros, mas de promover ações sustentáveis visando o bem-estar de todos.
Credibilidade, qualidade e comprometimento = Força de uma Marca!
Cuidados com o mundo virtual
Por outro lado, na Era da Informação, ninguém duvida de que as redes sociais e diversas ferramentas do mundo virtual vieram criar um novo cenário para os negócios. Porém é necessário ter muito cuidado para não ser enganado, “por exemplo”, por empresas que vendem produtos via internet e não entregam os produtos. Elas fazem propagandas enganosas e baixam preços, tudo para consolidar a venda, mas, na hora de entrega, alegam não ter a mercadoria, dentre outras tantas desculpas.
Fique de olho! Se possível, antes de fechar o negócio, consulte o nome das empresas em sites que defendem o consumidor, como o Procon  e o Reclame Aqui. Exerça os seus diretos e evite uma experiência ruim com quem só visa o lucro, mas não entrega o prometido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *