Home / Cultura / Linha da cultura do metrô homenageia o folclore com mostra virtual e audiolivros gratuitos
saci

Linha da cultura do metrô homenageia o folclore com mostra virtual e audiolivros gratuitos

Em comemoração ao Dia do Folclore, a #LinhadaCultura do Metrô oferece duas atrações culturais totalmente gratuitas e online: a mostra virtual “Personagens do Folclore Brasileiro”, da FTD Educação e o audiolivro “Futuros Malfeitos, Pretéritos Imperfeitos”, de Felipe Castilho.
Exposição virtual “Personagens do folclore brasileiro”
Além do Saci-Pererê, Lobisomem, Mula sem Cabeça, Cuca, Curupira, outros seres como Mapinguari, o defensor da natureza, Poronominaré, o dono da Terra, entre outros que habitam a imaginação dos brasileiros que povoam nossas matas, rios, mares e cidades.
Esses personagens são retratados na mostra virtual, organizada pela FTD Educação, cuja fonte é o livro Abecedário de personagens do folclore brasileiro, fruto da parceria da FTD Educação com as Edições Sesc São Paulo, onde são apresentados 141 personagens da cultura popular, suas características físicas e psicológicas, origens e o enredo do qual fazem parte, além de fontes bibliográficas.
Para a alegria dos amantes de boas histórias e da sabedoria popular, este projeto ousado e original foi possível graças a uma rigorosa pesquisa, realizada pela jornalista, escritora e pesquisadora da cultura popular Januária Cristina Alves com ilustrações do artista Berje. Instagram:@ftdeducacao.
Conheça mais sobre esta mostra pelo instagram do Metrô e pelo site da Linha da Cultura  https://biblioteca.metrosp.com.br/index.php/ptbr/linha-da-cultura/359-linha-visuais/744-folclore
Audiolivro “Futuros Malfeitos, Pretéritos Imperfeitos”
Em parceria com o Clube Digital de Leitura, da Tocalivros, é possível acessar o audiolivro “Futuros Malfeitos, Pretéritos Imperfeitos”, do autor Felipe Castilho, que mistura velhas lendas com uma nova formulação para a tradição oral. São quatro contos que se alternam entre o pessimismo de futuros cinzentos e a esperança contida em corações machucados no passado.
A narrativa se inicia num futuro próximo em que tudo pode ser resolvido por um aplicativo – até mesmo a encomenda da sua morte; no segundo, uma garota e seu melhor amigo, um menino afogado; no terceiro, uma maldição de pai para filho e um acerto de contas final entre monstros; e por último, uma cidade dividida por castas e o inimigo número 1 de seu governo, um encapuzado que rouba dos ricos para dar aos pobres. Este título não foi publicado e você encontrará somente narrado por Thiago Ubaldo e Zeza Mota neste audiolivro único. Link: www.clubedigital.tocalivros.com/lendas.
Linha da Cultura Acesse aqui: https://biblioteca.metrosp.com.br/index.php/ptbr/linha-da-cultura/358-linha-literatura/735-futuros-malfeitos-preteritos-imperfeitos
Fonte: metro.sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *