Home / Cultura / #CINECIÊNCIA discute filme Minority Report em live na programação do #MISEMCASA
mis

#CINECIÊNCIA discute filme Minority Report em live na programação do #MISEMCASA

Neste domingo, 23 de agosto, o #CineCiência, tradicional programa mensal do MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que apresenta a cada edição um filme em longa-metragem de variados gêneros e promove em seguida um bate-papo com especialistas, ganha mais uma live. A atividade, que acontece dentro da campanha virtual #MISemCasa, discutirá Minority Report (dir. Steven Spielberg, EUA, 2002 145 min, 14 anos).  Com mediação de José Luiz Goldfarb, curador do projeto, as convidadas desta edição serão as pesquisadoras Beatrys Rodrigues e Laura Trachtenberg Hauser.
O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso temporariamente.
O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.
Sobre o filme (disponível na Netflix e outras plataformas online)
Minority Report é um filme de ficção científica neo-noir lançado em 2002, estrelado por Tom Cruise e dirigido por Steven Spielberg. O roteiro é baseado no conto com o mesmo nome de Philip K. Dick. A história se passa principalmente em Washington, DC, e Northern Virginia no ano de 2054, onde “Pré-Crime”, um departamento de polícia especializada, apreende criminosos com base no conhecimento prévio fornecido por três videntes – chamados “precogs”. O elenco inclui Tom Cruise, como chefe de Pré-Crime; Colin Farrell, como agente do Departamento de Justiça Danny Witwer; Samantha Morton, como a precog sênior Agatha; e Max von Sydow, como superior Lamar Burgess. O filme combina elementos de gênero noir, tecnologia, whodunit, suspense e ficção científica, bem como um filme de perseguição tradicional – quando o protagonista é acusado de um crime que não cometeu e se torna um fugitivo.
Convidadas – Beatrys Rodrigues é pesquisadora de tecnologias emergentes; atua em pesquisa, estratégia e educação. Iniciando seu doutorado na Cornell University, é pós-Graduada em Cultura Material e do Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas e Bacharela em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo. É professora de pós-graduação da ESPM, ministrando a disciplina de Futurologia e Design Fiction. Trabalhou para empresas como o Airbnb e realizou projetos para organizações como Santander, Banco Central do Brasil, Colgate, SWIFT, Facebook, McDonald’s, GIZ, Armasuisse e a ONU. Sua pesquisa explora a interseção entre tecnologias emergentes e cultura, com atenção especial a questões de gênero e sexualidade. Seu principal interesse está em projetos de impacto social: procura coisas que tornam as pessoas – e ela mesma – capazes de ver o mundo através de novas lentes.
Laura Trachtenberg Hauser é graduada em História pela Universidade Panthéon-Sorbonne, possui mestrado em Sociologia da Cultura pela Universidade Sorbonne-Nouvelle. Seus principais estudos discorrem sobre os diversos conceitos ou discursos relativos ao que definimos como cultura e seu impacto social por meio das políticas e instituições culturais no Brasil e na França.  Pesquisadora, autora e coordenadora; obteve experiências marcantes transitando por diversas instituições. Atualmente desenvolve a autoria e o conteúdo da publicação de Políticas Públicas para a Cultura para a Editora SENAC e trabalha em meio à coordenação de projetos culturais e audiovisuais.
Mediador/Curador – José Luiz Goldfarb – Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC/SP. Coordenador do projeto #Rede MIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências.
#cineciência| Minority Report
23 de agosto, às 17h, no canal do youtube do mis
SITE www.mis-sp.org.br
REDES: museudaimagemedosom | @mis_sp | @mis_sp | /missaopaulo
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777
Fonte: saopaulo.sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *