Home / Especial / Mês das comemorações
especial

Mês das comemorações

Dia de Finados: 2 de novembro
Em 2 de novembro celebra-se o Dia de Finados, ou Dia dos Mortos. Esse momento é reservado para as pessoas prestarem homenagens aos seus amigos e familiares já falecidos.
A data é muito importante do ponto de vista religioso, sobretudo para a Igreja Católica, que a celebra desde o século XII.
Na ocasião, os cemitérios ficam cheios de pessoas, que fazem orações e ofertam flores aos seus mortos. Mas, a ideia é que, mesmo não sendo possível visitar o local onde estão os restos mortais de alguém, se possa refletir sobre a vida e o legado desse ente querido.
Essa é uma maneira saudável, e necessária, para que o processo do luto seja feito e para que os que ficam busquem conforto.
Dia da Alfabetização: 14 de Novembro
O Dia Nacional da Alfabetização é uma data comemorativa que celebra a importância fundamental da alfabetização para a vida dos seres humanos. Essa data comemorativa foi instituída em 1966 e é celebrada anualmente no dia 14 de novembro. A escolha da data é uma referência ao Decreto nº 19.402, de 14 de Novembro 1930. Estimule a leitura de livros infantis desde cedo, pois eles despertam na criança o prazer pela leitura. Proponha brincadeiras explorando palavras, como jogos de palavras, incentivando o desenvolvimento da linguagem.
Dia da Proclamação da República: 15 de novembro
O Dia da Proclamação da República é comemorado no Brasil em 15 de novembro.
Isso porque nessa data, em 1889, no Rio de Janeiro, as tropas militares comandadas por Marechal Deodoro da Fonseca proclamaram um sistema republicano no Brasil.
O evento representou o fim da Monarquia Constitucional Parlamentar e deu início à era republicana brasileira, que permanece até os nossos dias.
Marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892) foi o primeiro presidente do país, seguido por Floriano Peixoto. Em algumas escolas, atividades são realizadas em torno do tema, e têm a finalidade de promover a discussão sobre modelos de governo, democracia e a participação popular na vida pública.
Dia da Bandeira:  18 de novembro
O Dia da Bandeira, comemorado anualmente no dia 19 de novembro, é uma homenagem à bandeira brasileira, que foi criada logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Assim, o Dia da Bandeira passou a ser comemorado somente após a Proclamação da República; Símbolo criado para marcar o fim do Império e o início da República no país. É por isso que a data é comemorada quatro dias após a Proclamação da República.
Dia da Consciência Negra: 20 de novembro
O Dia da Consciência Negra ocorre em 20 de novembro no Brasil.
Essa é uma data muito importante para a população negra, que constitui maioria no país, pois traz reflexões sobre o problema estrutural do racismo que enfrentamos.
A escolha desse dia se dá em homenagem a Zumbi dos Palmares, importante líder negro no período escravagista, que teria morrido nessa data.
O dia é marcado por manifestações dos movimentos negros, palestras e atividades que valorizam a população afrodescendente, e trazem debates sobre a situação de opressão dessa parcela do povo brasileiro. O Dia da Consciência Negra é considerado feriado em alguns estados e cidades brasileiras.

Bel Batista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *