Home / Saúde / Saiba como identificar e prevenir o inchaço provocado pela retenção de líquido
retencao-de-liquidos

Saiba como identificar e prevenir o inchaço provocado pela retenção de líquido

Caracterizada por um inchaço incomum, mais frequentemente nos pés, pernas, pálpebras, rosto e abdômen, a retenção de líquido ocorre quando o organismo acumula líquidos nos tecidos.
Uma forma de notar a retenção é apertar a região inchada e verificar se a marca dos dedos fica visível e a parte pressionada, esbranquiçada.
Diversos fatores podem provocar essa retenção de líquido, como a ingestão de alimentos ultraprocessados e ricos em sódio, baixo consumo de água, alto consumo de bebidas alcoólicas e alterações hormonais. Além disso, em alguns casos, os sintomas de retenção de líquido também podem ser causados por doenças, como insuficiência cardíaca, problemas renais, síndrome nefrótica, hipotireoidismo e cirrose hepática.
A melhor forma de combater a retenção de líquido é aumentar o consumo de água durante o dia, inclusive no período de consumo de bebidas alcoólicas, que induzem a desidratação do corpo, e procurar ter uma alimentação mais saudável, com ingestão de frutas, verduras, leguminosas e oleaginosas, principalmente alimentos que possuem ação diurética, como a melancia, o melão e o abacaxi.
Praticar atividades físicas também é importante para o movimento espontâneo intestinal, que ajuda a prevenir a retenção de líquido.
O diagnóstico da retenção é feito com avaliação médica, mas pode ser necessário também realizar alguns exames para investigar a causa.
O atendimento deve ser realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Os endereços podem ser consultados na plataforma Busca Saúde (http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/). Fonte: capital.sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *